sexta-feira, 15 de março de 2013

Ureia


A ureia é um composto solúvel (que se dissolve) em água e já é usada para fins cosméticos há séculos. Antigamente era retirada da urina, mas hoje em dia toda a ureia utilizada em cosméticos é sintetizada (feita, por assim dizer) em laboratórios misturando ingredientes específicos.
Em pequenas quantidades, a ureia promove a hidratação da pele na medida em que ajuda à fixação da água na pele. Também pode ser usada como componente de esfoliantes (esfoliante químico). Porém, em grandes quantidades, a ureia provoca irritação. Já todos nós passamos um creme e sentimos a pele a “arder” – isto é muito comum com cremes contendo ureia, mesmo com os com pouca quantidade deste composto (vale notar que esta não é uma reacção exclusiva a estes produtos, apenas uma muito comum).
Quando actua como esfoliante, a ureia dissolve a “cola” que junta as células das pele uma às outras, o que faz com que a pele mais espessa esfole e acabe por sair. É um composto muito eficaz e, a não ser que seja em concentrações altas, que se tenha alergia a ele ou que a pele esteja demasiado sensibilizada por algum motivo (queimadura solar, feridas, etc.), é perfeitamente seguro.

Ureia em cosméticos funciona também como esfoliante bom para pele seca e aspera

Nenhum comentário:

Postar um comentário